Primeiramente necessitamos articular que pouco se tem conhecimento ou se consegue mensurar sobre sua eficácia em hipnoterapia, pois, cada sujeito reage de modo singular às sugestões hipnóticas.
Contudo aqui iremos tecer determinados comentários no que diz respeito à sugestão pós-hipnótica, com embasamento no entendimento da maioria dos escritores, pesquisadores e pensadores sobre o assunto, logo, a sugestão pós-hipnótica, pode ser pronunciada durante o estado hipnótico ou no momento em que o sujeito emerge do estado hipnótico, sendo esse momento aquele em que o sujeito abre os olhos e volta sua atenção seletiva para o hipnoterapeuta.
Essa sugestão, como acima aludida, tem a finalidade de fazer com o que o sujeito coloque em prática, posteriormente em sua vida, objetivando alterações psíquicas e comportamentais.
Nesse rumo, a sugestão pós-hipnótica é o tipo de sugestão bastante utilizada na auto hipnose para que o sujeito dê sugestões a si próprio, com o objetivo de pôr em prática após o estado, determinadas ações ou comportamentos.
É importante destacar que as sugestões precisam ser formuladas positivamente e no tempo presente, como por exemplo: "eu sou capaz de falar em público",“Talvez sentando ou deitado, em algum momento caminhando ou correndo irei perceber e sentir que posso modificar meus pensamentos negativos", "a cada dia sou melhor no que faço". São inúmeras às possibilidades para se criar uma sugestão pós-hipnótica, mas que de fato elas devem sempre seguir conforme a realidade terapêutica proposta para o sujeito, sempre dentro do planejamento terapêutico oferecido para eliciar novas elaborações psísquicas.